quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO


A Economia está cada vez mais dependente das micro e pequenas empresas, as quais contribuem para a promoção do aumento dos índices de emprego, qualidade de vida, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das nações e, em especial, das populações mais pobres. Ao mesmo tempo em que esse quadro favorável às Mpes se instala, essas apresentam grandes dificuldades para manterem-se no mercado.

Várias são os fatores que concorrem para esta realidade; dentre eles destacam-se as grandes dificuldades de identificação e, conseqüentemente, na implementação de estratégias condizentes com a realidade de um mercado competitivo.É consensual, portanto, a necessidade de reverter os aspectos desfavoráveis ao surgimento e à manutenção das Mpes. Várias são as estratégias utilizadas para que elas sobrevivam às dificuldades existentes e se coloquem competitivas no mercado, principalmente evitando o esmagamento por parte das grandes empresas. Dentre elas, destaca-se a criação de alianças estratégicas, dando origem às redes de empresas.

O presente estudo - Rede de empresas de pequeno porte da indústria moveleira da Região de Vitória da Conquista – Um caso de Aliança Estratégica - tem como objetivo identificar e analisar estratégias de cooperação que aumentam a competitividade e o desempenho das Mpes da Indústria Moveleira participantes do programa cooperação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa (SEBRAE) e da Associação dos Moveleiros de Vitória da Conquista (AMOVIC) da Bahia. Espera-se, neste trabalho, apresentar resultados preliminares de estudos realizados sobre a atuação das Mpes - do segmento moveleiro de Vitória da Conquista – Bahia, considerando suas formas de manterem-se vivas e competitivas mediante suas atuações em redes. Especificamente, pretende-se identificar as interfaces existentes entre as empresas incorporadas à rede quanto à sua atuação e avaliar os reflexos das ações desta rede de empresas nos produtores e consumidores.

Diante do exposto e, considerando que as empresas de pequeno porte têm grande importância no desenvolvimento da economia local e regional e, ainda, que a organização por meio da criação de redes desponta, visivelmente, como uma grande possibilidade de enfrentamento das dificuldades existentes neste segmento, é que se propõe, com as reflexões aqui apresentadas.

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