quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O QUE DESCOBRIMOS

Foto: Maria das Graças Bittencourt III Mostra de Movéis e Decoração de Vitória da Conquista


Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado da Bahia, com mais de 300 mil habitantes, tem como atividade produtiva, dentre outras, pequenas marcenarias que trabalham com a fabricação de móveis sob encomenda. Com um grande público consumidor de móveis, há, nesta cidade, aproximadamente 200 marcenarias, o que envolve diretamente o trabalho de cerca de 900 pessoas (SEBRAE, 2008 – online). A movelaria gera na região mais de um mil e quinhentos empregos diretos e apresenta um Produto Interno Bruto acima de quarenta e cinco milhões/ano.Embora haja uma boa produção de móveis na região, mais de 80% dos produtos consumidos vêm de indústrias de fora da Bahia.


O que se pode observar, segundo dados do SEBRAE - on line, 2008-, é que os produtores têm percorrido um longo caminho alcançar o nível que alcançaram. Precisam, no entanto, ainda evoluir no seu posicionamento em relação a este público, necessitando enfatizar o fomento a práticas mais competitivas, considerando-e aspectos da produção, distribuição, e avaliação do perfil de mercado, dentre outros importantes aspectos. Esse pode ser um processo reconhecedor de significado para se aperfeiçoar o trabalho e garantir a sua capacidade competitiva.


Com o objetivo de fortalecer este setor em Vitória da Conquista e região, incrementando a gestão empresarial com abertura de novos canais de comercialização, investimento em tecnologia, formação de mão-de-obra e fortalecimento do associativismo neste setor, criou-se, em 2005, o projeto Movelaria que é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento de Trabalho e Renda (ADTR), em parceria com o SEBRAE e AMOVIC.Já em 2006, num esforço coletivo, surgem os primeiros resultados desta parceria com o lançamento da I Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista.


Diante dos excelentes resultados da I Mostra, aconteceu em de 11 de agosto de 2007 a II Mostra de Móveis de Arquitetura de Vitória da Conquista, com a temática “Turismo”. O local escolhido para a realização do evento foi Pousada da Conquista Resort Spa, na qual 18 ambientes projetados por profissionais convidados pela ArqDecor utilizaram móveis produzidos pelos associados da AMOVIC. A escolha de um hotel para a realização da Mostra atendeu o interesse de moveleiros, arquitetos e profissionais de decoração da região em acessar esse mercado, apresentando a qualidade de seus produtos e serviços.


Parceira ao lado do SEBRAE, ArqDecor, Amovic, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Governo do Estado na realização do evento, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira - seção Bahia (ABIH) -levou um grupo de empresários e executivos do setor hoteleiro para visitar a mostra. Alguns dos associados da AMOVIC já trabalham em série e têm condições de atender a demanda hoteleira.A AMOVIC tem 22 empresas associadas, que geram mais de 200 empregos na cidade. Para a sócia da ArqDecor, atrair empresários e executivos do setor hoteleiro para a Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista pode ser primeiro passo para a abertura de um importante nicho de mercado que interessa a todos os profissionais da região. Além disso, integrados à iniciativa, estão os projetos de artesanato, floricultura e derivados de cana-de-açúcar do SEBRAE (Jornal da Mídia – online).


Dando continuidade ao modelo de Gestão em forma de Redes de Empresas, recentemente, em outubro de 2008, aconteceu a 3ª edição da Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista. Exibindo lançamentos em matérias-primas e técnicas diferenciadas, além de uma coleção de peças projetadas pelo designer e arquiteto Manuel Bandeira e fabricadas pelos moveleiros da cidade com madeira de reflorestamento, percebe-se uma evolução significativa na busca de aprimoramento das diversas técnicas de gestão, desde produtividade, qualidade e marketing, dentre outros. “Queremos aproximar arquitetos, designers, lojas de decoração, fornecedores, clientes finais das indústrias de móveis e potenciais compradores”, explica a gestora do projeto no SEBRAE, Rosália Rocha. O moveleiro Ricardo Machado, da AMOVIC, confirma a declaração de gestora, informando que, na última edição da mostra, vendeu quatro dos cinco ambientes planejados.

Nenhum comentário: