Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado da Bahia, com mais de 300 mil habitantes, tem como atividade produtiva, dentre outras, pequenas marcenarias que trabalham com a fabricação de móveis sob encomenda. Com um grande público consumidor de móveis, há, nesta cidade, aproximadamente 200 marcenarias, o que envolve diretamente o trabalho de cerca de 900 pessoas (SEBRAE, 2008 – online). A movelaria gera na região mais de um mil e quinhentos empregos diretos e apresenta um Produto Interno Bruto acima de quarenta e cinco milhões/ano.Embora haja uma boa produção de móveis na região, mais de 80% dos produtos consumidos vêm de indústrias de fora da Bahia.
O que se pode observar, segundo dados do SEBRAE - on line, 2008-, é que os produtores têm percorrido um longo caminho alcançar o nível que alcançaram. Precisam, no entanto, ainda evoluir no seu posicionamento em relação a este público, necessitando enfatizar o fomento a práticas mais competitivas, considerando-e aspectos da produção, distribuição, e avaliação do perfil de mercado, dentre outros importantes aspectos. Esse pode ser um processo reconhecedor de significado para se aperfeiçoar o trabalho e garantir a sua capacidade competitiva.
Com o objetivo de fortalecer este setor em Vitória da Conquista e região, incrementando a gestão empresarial com abertura de novos canais de comercialização, investimento em tecnologia, formação de mão-de-obra e fortalecimento do associativismo neste setor, criou-se, em 2005, o projeto Movelaria que é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento de Trabalho e Renda (ADTR), em parceria com o SEBRAE e AMOVIC.Já em 2006, num esforço coletivo, surgem os primeiros resultados desta parceria com o lançamento da I Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista.
Diante dos excelentes resultados da I Mostra, aconteceu em de 11 de agosto de 2007 a II Mostra de Móveis de Arquitetura de Vitória da Conquista, com a temática “Turismo”. O local escolhido para a realização do evento foi Pousada da Conquista Resort Spa, na qual 18 ambientes projetados por profissionais convidados pela ArqDecor utilizaram móveis produzidos pelos associados da AMOVIC. A escolha de um hotel para a realização da Mostra atendeu o interesse de moveleiros, arquitetos e profissionais de decoração da região em acessar esse mercado, apresentando a qualidade de seus produtos e serviços.
Parceira ao lado do SEBRAE, ArqDecor, Amovic, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e Governo do Estado na realização do evento, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira - seção Bahia (ABIH) -levou um grupo de empresários e executivos do setor hoteleiro para visitar a mostra. Alguns dos associados da AMOVIC já trabalham em série e têm condições de atender a demanda hoteleira.A AMOVIC tem 22 empresas associadas, que geram mais de 200 empregos na cidade. Para a sócia da ArqDecor, atrair empresários e executivos do setor hoteleiro para a Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista pode ser primeiro passo para a abertura de um importante nicho de mercado que interessa a todos os profissionais da região. Além disso, integrados à iniciativa, estão os projetos de artesanato, floricultura e derivados de cana-de-açúcar do SEBRAE (Jornal da Mídia – online).
Dando continuidade ao modelo de Gestão em forma de Redes de Empresas, recentemente, em outubro de 2008, aconteceu a 3ª edição da Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista. Exibindo lançamentos em matérias-primas e técnicas diferenciadas, além de uma coleção de peças projetadas pelo designer e arquiteto Manuel Bandeira e fabricadas pelos moveleiros da cidade com madeira de reflorestamento, percebe-se uma evolução significativa na busca de aprimoramento das diversas técnicas de gestão, desde produtividade, qualidade e marketing, dentre outros. “Queremos aproximar arquitetos, designers, lojas de decoração, fornecedores, clientes finais das indústrias de móveis e potenciais compradores”, explica a gestora do projeto no SEBRAE, Rosália Rocha. O moveleiro Ricardo Machado, da AMOVIC, confirma a declaração de gestora, informando que, na última edição da mostra, vendeu quatro dos cinco ambientes planejados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário