quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MOVELARIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL



Exposição do conceituado designer Manuel Bandeira na 3ª Mostra de Móveis e Arquitetura. As peças bem estilo bauhaus são um luxo de simplicidade com madeira de reflorestamento e confeccionadas pelo pólo moveleiro de Vitória da Conquista. Dois dos objetos em exposição estão em fase de negociação para serem fornecidos em grande escala com a Tok & Stok.
Foto: Graça Bittencourt

A questão do meio ambiente também esteve presente entre as preocupações dos profissionais envolvidos. A gestora do projeto “Madeira e Móveis” do SEBRAE/BA, Rosália Rocha, informa que a movelaria passou por ciclos.

Antigamente eram utilizados na fabricação dos móveis madeiras nobres, como jacarandá, ipê e madeiras maciças. Com o passar do tempo, com o desmatamento desenfreado, as madeiras foram desaparecendo, florestas nativas foram desaparecendo, e a matéria prima para fabricação dos móveis foram sendo substituídos por materiais sintéticos, então veio a fase do madeirite e hoje praticamente as marcenarias trabalham com a matéria-prima do MDF. Com essa discussão ecológica e com a percepção da plenitude dos recursos naturais, há uma transformação e preocupação da sociedade em usar produtos ecologicamente corretos.

No caso específico da fabricação de móveis, há uma preocupação, uma tendência com madeira procedente de áreas de reflorestamento. “No nosso caso, da Bahia, observa-se o uso mais recorrente com madeira reflorestada. Os móveis produzidos é uma exigência do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e dos compradores, empresas e até consumidores”, comentou a gestora do projeto de Madeira e Móveis do SEBRAE/BA, Rosália Rocha (Jornal do Sudoeste – on line).

Um comentário:

Unknown disse...

Rita,

Essa coleção está sendo comercializada? Sou Designer de Interiores e gostaria de indicar algumas peças aos meus clientes!

Grata desde já,

Vanessa Bitencourt