quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

UMA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA

Considerando o caráter inicial deste estudo, pois este é parte de uma série de outras pesquisas a serem realizadas neste ambiente pelo Grupo de Pesquisa - denominado Redes de Empresas - da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a metodologia de pesquisa escolhida constituiu-se, nesta primeira etapa, em uma investigação exploratória baseada em relatos dos gestores que envolvem a Rede de Empresas Moveleiras de Vitória da Conquista – Bahia, representantes de órgãos de fomento, além de observação in locum.
Para escolha da rede, considerou-se que as redes de cooperação ou alianças devem existir em grupos de três ou mais empresas, grupos esses destinados a favorecer as atividades de cada uma delas sem que essas tenham forçosamente laços financeiros entre si. As empresas em rede podem complementar-se umas as outras nos aspectos tanto técnicos como comerciais, bem como apoiar-se reciprocamente sem perder as respectivas individualidades.
Na primeira fase da pesquisa, foi realizada coleta de dados secundários através de pesquisa em Referencial Bibliográfico a fim de se formular um quadro teórico sobre micro e pequenas empresas e redes de cooperação. Na segunda fase da pesquisa, foram realizadas coleta de dados primários por meio de pesquisa junto aos meios de divulgação das últimas informações acerca do assunto, contatos com os gestores e visitas à Mostras de Móveis de Arquitetura e Decoração de Vitória da Conquista.

Nenhum comentário: