quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PARA ALÉM DAS REFLEXÕES FINAIS




III Mostra de Móveis e Arquitetura de Vitória da Conquista / 2008
Foto: Graça Bittencourt

Como já mencionado, as empresas procuram formas de serem mais competitivas para sobreviverem em ambientes competitivos e instáveis. As redes de empresas apresentam-se como uma possibilidade para que as MPES apresentem maior competitividade.
Neste estudo buscou-se identificar e analisar ações conjuntas de cooperação que aumentem o desempenho e a competitividade das empresas integrantes AMOVIC.Os resultados obtidos demonstram que as empresas têm interesse de participar de novas parcerias no futuro. Observou-se a presença de indicadores de cooperação bastante positivos como as ações de marketing compartilhado com o fortalecimento da marca da rede através da divulgação na mídia das ações que foram desenvolvidas por estas parcerias.
A cultura, ainda pouco presente na identificação das vantagens de se trabalhar em redes, foi considerada o principal dificultador na propagação e participação deste modelo de gestão.Constatou-se, ainda, que, para sobreviver no atual ambiente bastante competitivo, as pequenas empresas do setor moveleiro precisam rever suas estruturas administrativas, como também tornarem-se mais participativas e atuantes em rede. O gerenciamento necessita envolver todos os setores, sejam operacionais, sejam administrativos, para tornar processo mais ágil, produtivo e de qualidade.Este trabalho expôs como a formação de redes de empresas constitui-se num processo possível de se lidar com as várias das dificuldades enfrentadas pelas Mpes, especialmente as vinculadas à AMOVIC.

Para o seu sucesso, no entanto, requer-se novas formas de relações internas e externas, onde os impedimentos culturais precisam ser vencidos e os obstáculos externos precisam ser realinhados de maneira que fornecedores, consumidores, sócios e organizações de fomento possam tornar-se parte de um único grupo com os mesmos objetivos.
Conclui-se, por fim, que a estratégia redes de empresas tornam as micro e pequenas empresas mais fortes e sustentáveis. Estas, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida de uma comunidade. Por meio da convergência de empenhos obtêm-se benefícios importantes que vão desde maior poder de negociação com fornecedores até a construção de uma marca e consequente consolidação no mercado.

Atuar em rede requer que cada parceiro dê sua contribuição e sinta-se reponsável para acrescentar valor esta forma de aliança. Requer, compromisso, empenho e confiança entre os parceiros, tendo em mente que todos os envolvidos, desde associados até comunidade em geral e ourganizações de fomento, estão no mesmo caminho em busca de propósitos comuns e cada vez mais humanizados.











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