quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O QUE HÁ EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Vista aérea de Vitória da Conquista


De acordo com estudos realizados, a economia de Vitória da Conquista desenvolveu-se, até os anos 50, baseada na atividade pecuária, com a criação extensiva de bovinos para a produção de carne. Com a construção da rodovia Rio-Bahia, no início dos anos 60, a cidade tornou-se um importante ponto de apoio para o transporte de carga e de passageiros. Na década de 70, o Programa Nacional de Recuperação e Renovação dos Cafezais (PRRC) incentivou o plantio de café na região de Conquista, com mais de 100 mil hectares de café arábica.
O desenvolvimento do café foi surpreendente até os anos 80, quando uma queda de preços no mercado internacional iria se estender até a metade dos anos 90, inviabilizando a atividade e provocando o abandono de muitas roças. Esse período coincidiu com a implantação do Distrito Industrial dos Imborés, a 5 km da cidade, aproximadamente. O Distrito foi ocupado apenas parcialmente, e nos anos 90, a cidade se transforma num centro de serviços, com um comércio varejista bem desenvolvido, uma universidade estadual, um setor de atendimento à saúde e uma rede hoteleira de qualidade. No Século XXI, Conquista se apresenta com uma atividade agrícola consolidada.
A cidade é referência regional nos setores de educação, saúde e também no comércio, que atraem milhares de usuários e consumidores dos municípios vizinhos. A cidade tenderá a se afirmar cada vez mais como um pólo importante de serviços rodoviários e como centro universitário e de pesquisas.

Nenhum comentário: